Evento na Italia promove o Queijo italiano e de outros países

julho 21, 2015 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - eventos

O Cheese, evento que acontece a cada dois anos na Itália, será realizado este ano de 18 a 21 de setembro. Nesta edição será em Bra sob o tema “Nas nascentes do leite, para alimentar o planeta”. Organizado pelo Slow Food, o encontro discute o papel da montanha e das terras altas na produção de queijos, valorizando o pequeno produtor.

queijo-italia

O evento também aproxima o público de criadores, queijeiros e produtores artesanais que vivem nas montanhas.

Além de queijos, há exposição de frutas, legumes e verduras cultivados em terras altas ao redor do mundo como: Andes, Cáucaso, Pirineus, Alpes e Apeninos. O programa inclui degustações, encontros de chefs de todo o mundo e mais de 20 palestras sobre a cadeia produtiva do leite ao queijo.

Saiba mais em:  http://cheese.slowfood.com/en/

 

Fonte: revista Gosto.

Uma receita saborosa de batatas ao molho bolonhesa

julho 19, 2015 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - receitas

A ideia é simples: substituir a massa por batatas só para variar e criar um prato diferente.  É uma boa sugestão para prato único, rápido e fácil de fazer.

Ingredientes: 

5 ou 6 batatas médias, 200gr de carne moída, 300gr de molho de tomate, 2 cebolas, queijo para gratinar, azeite, sal, pimienta, manjericão e orégano.

Captura de Tela 2015-07-19 às 13.29.34

Cozinhe as batatas no ponto que você desejar. Prefiro al dente e sempre cozinho a batata com a casca.
Doure a cebola cortada em fatias primeiro (você também pode adicionar um pouco de cenoura e salsão/aipo), em seguida, adicione a carne moída e, finalmente, o molho de tomate. Ajuste o sal, adicione um pouco de pimenta, manjericão e orégano e reserve.

Para finalizar o prato, o melhor é colocar as batatas em uma panela ou assadeira, adicione o molho à bolonhesa, cubra com uma enorme quantidade de queijo e assar no forno até que esteja derretido e dourado.

Captura de Tela 2015-07-19 às 13.29.45

O artista que cria imagens surrealistas sobre comida

julho 19, 2015 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - cultura

A arte pode ser divertida, como este trabalho de Stephen McMennamy que combina fotos de culinária de forma surrealista.

Ele manipula imagens diferentes, criando uma nova e surpreendente “realidade”.  O artista, assim, mostra uma perspectiva curiosa sobre os alimentos.

Stephen McMennamy-comida-divertida-fotografia Stephen McMennamy-comida-divertida-fotografia Stephen McMennamy-comida-divertida-fotografia Stephen McMennamy-comida-divertida-fotografia

Trufa branca de cerca de 1,5 Kg é encontrada na Itália

novembro 18, 2014 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - cultura

A trufa, que deve ser incluída no Guinness Book, foi encontrada entre 3 e 4 de novembro nos bosques da província de Campobasso, na região de Molise, no centro-sul da Itália. A última trufa grande encontrada foi na Croácia, em 2000, com 1,4 kg. Atualmente, a marca pertence à Croácia, onde em 2000 foi achada uma de 1,4 kg.

No próximo sábado a trufa será servida em um jantar beneficente que deve reunir mil pessoas em Bolonha.

Maior trufa branca do mundo de quase 1,5 kg foi Encontrada na região de Molise. Foto: Giuseppe Cacace/AFP

Maior trufa branca do mundo de quase 1,5 kg foi Encontrada na região de Molise. Foto: Giuseppe Cacace/AFP

Divina Itália recebe Certificado de Excelência do TripAdvisor 2014

setembro 27, 2014 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - Mural

O Divina Itália, nosso restaurante em Tambaú, João Pessoa-PB, acaba de receber o Certificado de Excelência do TripAdvisor. A certificação reconhece restaurantes que demonstram compromisso com a excelência. Para ser reconhecido e se qualificar a empresa deve ter o mínimo de quatro estrelas, de acordo com as avaliações dos viajantes no TripAdvisor. Outro critério é o volume de avaliações recebidas nos últimos 12 meses.

selo-tripadviser-divina-italia-joao-pessoa

“Receber o Certificado de Excelência do TripAdvisor é motivo de orgulho para toda a equipe. Agradecemos emocionados a todos os clientes pelas suas avaliações no TripAdvisor”, disse Fernando Franco, chef do restaurante Divina Itália.

 

tripadvisor-certificado-vencedor-divina-italia

Dia 29 é Dia de Gnocchi Della Fortuna (Nhoque da Sorte)

agosto 29, 2014 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - cardápio

Hoje é dia de comer nhoque e atrair sorte. Mas por que é sempre no dia 29?

Reza a lenda que no dia 29 de dezembro, São Pantaleão perambulava por um vilarejo da Itália. Cansado e com fome, pediu abrigo e comida de porta em porta. Uma família grande o acolheu e não se importaram e dividir a pouca comida à mesa com o andarilho desconhecido. São Pantaleão fez sua refeição e se foi.

Ao recolher os pratos a família descobriu que havia dinheiro embaixo do prato do homem.  Ele havia deixado em agradecimento pela refeição e à acolhida. Por isso, todo dia 29 é dia do Gnocche della Fortuna.

No famoso ritual, coloca-se dinheiro embaixo do prato e come os sete primeiros nhoques de pé. Faz um pedido para cada um e, depois, senta-se à mesa para comer à vontade os nhoques do Divina Itália. Ao final da refeição,  você deve dar o dinheiro a alguém necessitado para ter mais sorte e realizar os seus desejos.

Nhoque da Sorte, todo dia 29 no Divina Itália.

Nhoque da Sorte, todo dia 29 no Divina Itália.

Divina Itália tem destaque no Estadão – jornal de SP

agosto 19, 2014 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - Imprensa

Um dos maiores jornais de São Paulo destacou o Divina Itália em João Pessoa.

A reportagem de Mônica Nóbrega, no caderno Viagem, publicada em 19 de agosto de 2014, destaca o antipasti Divina Itália e os sabores locais que perfumam e dão sabor a alguns pratos do cardápio do restaurante.

Estamos muito felizes com o reconhecimento ao nosso trabalho e o carinho.  Valeu Mônica! Volte sempre!

materia-divina-italia-estadao

Cozinha de raiz: saiba mais sobre os tubérculos

agosto 19, 2014 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - Ingredientes

No cardápio do Divina, o gnocchi é um dos pratos mais vendidos na casa, por isso a batata faz parte da lista de compras diária. Mas nem  só de batata vive uma cozinha quando se trata de um lar. No dia a dia, consumir tubérculos variados é um ato prazeroso e também indicado como carboidrato essencial para uma boa alimentação.

Veja quantos tubérculos estão disponíveis nas prateleiras do supermercado. Aproveite e faça bom uso deles variando a receita!

 Batata-doce roxa: é mais doce e menos consistente que a batata-doce comum. Não é indicada para fritura.


Batata-doce roxa: é mais doce e menos consistente que a batata-doce comum. Não é indicada para fritura.

Batata-doce roxa: semelhante à batata-doce de casca branca. Vale cozinhar, assar ou fritar. Tem chef que usa com casca.

Batata-doce roxa: semelhante à batata-doce de casca branca. Vale cozinhar, assar ou fritar. Tem chef que usa com casca.

Yacon: suas características se assemelham às da batata-doce, mas a yacon é menos adocicada. Os japoneses comem ela crua.

Yacon: suas características se assemelham às da batata-doce, mas a yacon é menos adocicada. Os japoneses comem ela crua.

Cará: dá para assar e grelhar, mas para fritar é preciso deixar de molho muitas horas em água gelada (trocando a água) porque pode amargar.

Neide Rigo explica: Inhame-do-norte, o mais claro. E cará, o mais escuro (geralmente bem menor). Mas os dois são do mesmo gênero e podem ser chamados de Inhame

Neide Rigo, do Come-se, explica: Inhame-do-norte, o mais claro. E cará, o mais escuro (geralmente bem menor). Mas os dois são do mesmo gênero e podem ser chamados de Inhame

No Nordeste, o cará é chamado de inhame. Em outras regiões, o cará é chamado de inhame-cará. E o Inhame-japonês ou havaiano é taro.

O inhame é da família das aráceas, é peludo e de ponta afilada. Apresenta alto teor de açúcar. Já o cará é da família das dioscoreáceas. O tubérculo é comprido, como a batata-doce, e tem pêlos ralos. O teor de açúcar é menor que o do inhame.

taro-come-se

Você sabe o que é Infiorata?

junho 19, 2014 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - cultura

Todos os anos, por ocasião da Festa de Corpus Christi, a cidade de Genzano de Roma realiza a procissão da “infiorata”. A tradição já tem dois séculos.

São quadros de flores estendidos por cerca de 2 mil metros quadrados pela central via Italo Belardi até a igreja de Santa Maria della Cima. Os quadros são desenhados no chão e os infiatori são os que trabalham com as flores. São usadas cerca de 350 mil flores.

Infiorata: tapete de flores no Corpus Christi é tradição há dois séculos.

Infiorata: tapete de flores no Corpus Christi é tradição há dois séculos.

Obs: No Brasil, a tradição dos tapetes de flores na procissão de Corpus Christi foi trazida pelos portugueses e teve início na cidade mineira de Ouro Preto.

Confira como foi o Prêmio Nacional Dólmã

junho 13, 2014 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - eventos

Em Recife, no dia 29 de maio, o Prêmio Nacional Dolmã de gastronomia reuniu em sua primeira edição 64 chefs de cozinha, indicados de 18 estados e no Distrito Federal nas categorias Nacional e Estadual. Criado em junho de 2013, o projeto do Prêmio Nacional Dólmã foi desenvolvido no meio digital, no Facebook. “Desde as primeiras postagens, a iniciativa inédita ganhou um corpo gigante na internet, mobilizando o Brasil em menos de um ano”, informou o idealizador e organizador do prêmio, Geraldo Guerra Júnior.

Em Boa Viagem, na Arcádia, a cerimônia foi elegante e divertida e compriu seu objetivo de reconhecer a capacidade profissional dos chefs de cozinha, que contribuem para o aquecimento da economia brasileira. O chef César Santos, contemplado como o melhor do Brasil se mostrou empolgado com o prêmio. “Parabenizo a todos as pessoas que criam projetos para reconhecer o nosso trabalho e aos chefs vencedores. Estou muito feliz”, declarou.

Já na categoria Estado, foram indicados três chefs de cozinha em cada estado participante, no qual saiu apenas um vencedor. Da Paraíba, o campeão foi Adeilton Meira, que disputou o título de “Melhor Chef” com Fátima Lima e Fernando Franco.

No evento, Fernando Franco foi representado pela assessora de imprensa da casa, Sandra Vasconcelos, mas enviou o seu recado aos organizadores. “Qualquer iniciativa que reconheça o papel do chef de cozinha, que tanto contribui para a cultura como para a economia do nosso país, merece aplausos. Estou lisongeado por fazer parte como indicado nesta primeira edição e parabenizo a ação do grupo Conforto Gastronômico e Geraldo Guerra Júnior por idealizar este prêmio”, disse.

O chef Adeilton dedicou o prêmio à Paraíba e ao carinho de todos que votaram nele, tanto nas redes sociais como também aos jurados. Atualmente presta consultoria, mas revelou que deve abrir, já no início do segundo semestre, seu mais novo restaurante no Bessa, em João Pessoa.

Chef Cesar Santos, de Pernambuco, eleito o melhor do Brasil.

Chef Cesar Santos, de Pernambuco, eleito o melhor do Brasil.

Adeilton

Adeilton Meira, premiado como Melhor Chef da Paraíba.

 

Chefs premiados na primeira edição do Prêmio Nacional Dolmã.

Chefs premiados na primeira edição do Prêmio Nacional Dolmã.

Todos os chefs vencedores levaram para casa uma estatueta de bronze, assinada pelo artista plástico mineiro Léo Santana, confeccionada especialmente para a premiação. Entre as atrações da noite, o destaque foi a apresentação do trombonista Raul de Souza, considerado o número 1 do trombone pela crítica internacional, acompanhado de algumas integrantes da Orquestra Criança Cidadã. A cerimônia do Prêmio Nacional Dólmã é anual e itinerante, ou seja, será realizada a cada ano em um estado brasileiro. A próxima cidade a sediar a premiação é Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 2015.            

 

Lista dos chefs vencedores: CATEGORIA NACIONAL César Santos   CATEGORIA ESTADO Alagoas – Lucas Padilha Amazonas – Paulo Fortunato Ceará – Bernard Twardy Goiás – Marcia Pinchemel Mato Grosso – Ariani Malouf Minas Gerais – Paula Cardoso Paraná – Alessandro Dirienzo Rio de Janeiro – Ana Ribeiro Rio Grande do Sul – Xavier Gamez São Paulo – Cássio Prados Amapá – Dom Garcia Bahia – Tereza Paim Distrito Federal – Sandra Degraf Maranhão – Nicolas Navez Mato Grosso do Sul – Magda Moraes Paraíba – Adeiton Meira Pernambuco – Leandro Ricardo Rio Grande do Norte – Daniel Simplicio Santa Catarina – Helton Costa