Divina Itália tem destaque no Estadão – jornal de SP

Um dos maiores jornais de São Paulo destacou o Divina Itália em João Pessoa.

A reportagem de Mônica Nóbrega, no caderno Viagem, publicada em 19 de agosto de 2014, destaca o antipasti Divina Itália e os sabores locais que perfumam e dão sabor a alguns pratos do cardápio do restaurante.

Estamos muito felizes com o reconhecimento ao nosso trabalho e o carinho.  Valeu Mônica! Volte sempre!

materia-divina-italia-estadao

Na Páscoa, Gosto destaca receitas italianas

A edição especial de Páscoa da revista Gosto traz dois clássicos: Spaghetti alla Carbonara e Pastiera di Grano.

Na capa, a belíssima foto da massa chama a atenção para o ovo — um importante ingrediente na receita que leva também queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha.

O mais curioso é que os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozer apenas com o calor da massa.

A Pastiera di Grano é feita com grãos de trigo, ricota, ovos, frutas cristalizadas e especiarias. Logo a gente dá uma receita por aqui.

Jornal da Paraíba destaca chef Fernando Franco

Hoje Fernando Franco está na capa do Jornal da Paraíba na matéria Gastronomia é uma das áreas que mais cresce na PB. O caderno “Concurso e Empregos” entrevistou o chef durante a semana para reportagem que destaca a profissão de cozinheiro e o crescimento do setor de Gastronomia em João Pessoa-PB.

Chef Fernando Franco no Jornal da Paraiba
Fernando Franco na matéria que destaca a profissão de cozinheiro e o crescimento do setor de Gastronomia em João Pessoa - PB.

A reportagem trata da demanda do setor de Gastronomia e a ausência de mão-de-obra qualificada.  Segundo o texto, encontrar profissionais de cozinha hoje é o principal desafio dos proprietários de bares e restaurantes na capital paraibana.

Franco, que há 20 anos deixou de ser publicitário para ser cozinheiro, sempre esteve à frente da cozinha do Divina Itália, desde que criou a casa em São Paulo. Na capital gastronômica do Brasil a dificuldade foi menor porque há mais oferta de mão-de-obra, mas em João Pessoa para viabilizar o empreendimento, ele mesmo teve que ensinar a equipe — da cozinha ao salão.

Na reportagem que destaca a importância da Gastronomia para o desenvolvimento da cidade, sobretudo às vias da Copa de 2016, a ênfase  é para que haja mais cursos na área.

Franco dá dicas para quem deseja ser um chef de cozinha renomado e reconhecido: “É preciso ter o hábito da higiene, talento e disposição”. Ele diz com orgulho que um dos cozinheiros, o Bel, conseguiu garantir o bom funcionamento do restaurante quando ele precisou viajar. “Nenhum dos meus ajudantes era da área. São jovens que começaram como ajudantes de cozinha e que podem despontar no setor da gastronomia”, declarou.

A reportagem é de Valéria Sinésio com fotos  de Rizemberg Felipe. Dá para ler na internet a matéria na íntegra, mas é preciso ser cadastrado no portal Jornal da Paraíba.

Making off: sessão de fotos para a reportagem na cozinha do Divina.
Chef do Divina entrevista para Jornal da Paraiba
Em entrevista Franco ressalta que o setor de Gastronomia precisa de investimentos em qualificação de mão-de-obra
Franco com os jornalistas do jornal da Paraiba
Franco com a repórter Valéria Sinésio e o fotógrafo Rizemberg do Jornal da Paraíba.

Divina Itália é destaque no Guia 4 Rodas 2011

Com novo layout o Guia 4 Rosas Brasil 2011 está nas bancas. Nele, o resultado do trabalho de 20 repórteres que viajaram pelo país para avaliar hotéis e restaurantes.
O Divina Itália, em João Pessoa, novamente ganhou destaque como restaurante italiano no Guia 4 Rodas (2011).
Em 2 anos de trabalho, 2 selinhos da mídia especializada — uma honra pra nós.
Agradecemos aos nossos exigentes clientes, parceiros e amigos pelo apoio ao nosso trabalho. Sem vocês não teríamos conseguido tal reconhecimento.
A equipe do Divina Itália agradece. Muito obrigado!

Pré-Carnaval com risoto de manga, camarão e brie

A temporada pré-carnavalesca começa a tomar forma na cidade. Hoje, oficialmente começam as “Folias de Rua” com vários blocos que vão agitar as principais alamedas, praças, avenidas e a orla de João Pessoa. O Picolé de Manga, além de ser um bloco carnavalesco de 17 anos, também atua como ONG. Seu trabalho é voltado para a educação de jovens em situação de risco. No ano passado o bloco criou o I Festival Gastronômico de Manga e convidou vários restaurantes para desenvolverem pratos com a fruta.

Em 4 de fevereiro de 2009 o Divina Itália participou do evento e ganhou destaque na mídia. O Risoto de Manga com Camarão e Queijo Brie ganhou a pauta do jornais da cidade. Saiu no Gourmetidos, na coluna social de Gerardo Rabello e teve até filme com o chef Fernando Franco executanto a receita no jornal em horário nobre na TV Cabo Branco (veja aqui). O prato, desde então, foi introduzido no cardápio e é um dos sucessos da casa. No meio da folia, o risoto em alguns dias faz um aninho!

Divina Itália: making off da reportagem no site Gourmetidos
Risoto de Manga com Brie na coluna de Gerardo Rabello
Jornal Paraíba1 remete à receita na reportagem da TV Cabo Branco

Divina Itália indicado pelo Guia 4 Rodas 2010

Depois de pesquisar em toda a cidade, a equipe de jornalistas do Guia Quatro Rodas escolheu o Divina Itália como um dos restaurantes imperdíveis em João Pessoa, PB.

Para avaliar as casas, os repórteres e editores pagam todas as despesas, não aceitam cortesia e testam os estabelecimentos de maneira anônima, como um turista normal.

Conheça alguns critérios que orientam a pesquisa e determinam a escolha dos restaurantes que entram na edição anual do Guia:

Avaliação vai do couvert, observação do prato principal e da sobremesa. Na avaliação do prato principal, sete quesitos são observados e pontuados (apresentação, temperatura, qualidade, cozimento, harmonia, tempero e sensação final).

O processo completo de avaliação inclui visita à cozinha (observando a qualidade dos produtos, métodos de armazenagem de ingredientes e a higiene).

Novos testes são realizados por outras pessoas da equipe quando surgem dúvidas envolvendo a inclusão de uma nova casa ou mudanças importantes na classificação (principalmente no que diz respeito ao universo dos restaurantes premiados com estrelas).

Fonte: Abril

Da Vinci divulga prato do restaurante Divina Itália

O filme produzido pela Zag e criado pela dupla Rômulo Rodrigues (redator) e Ismael Pereira (Diretor de Arte) para o restaurante Divina Itália faz uso do realismo fantástico para contar a suposta história do Penne Al Dente, um dos pratos do restaurante. No vídeo, Leonardo Da Vinci se encanta com a massa preparada pela Mona Lisa e, por isso, tenta repetir o prato. Ao perceber que não consegue, pinta um quadro para a moça e troca pela receita.

Vale lembrar que o VT foi inscrito no Prêmio Criatividade desse ano.