Evento na Italia promove o Queijo italiano e de outros países

O Cheese, evento que acontece a cada dois anos na Itália, será realizado este ano de 18 a 21 de setembro. Nesta edição será em Bra sob o tema “Nas nascentes do leite, para alimentar o planeta”. Organizado pelo Slow Food, o encontro discute o papel da montanha e das terras altas na produção de queijos, valorizando o pequeno produtor.

queijo-italia

O evento também aproxima o público de criadores, queijeiros e produtores artesanais que vivem nas montanhas.

Além de queijos, há exposição de frutas, legumes e verduras cultivados em terras altas ao redor do mundo como: Andes, Cáucaso, Pirineus, Alpes e Apeninos. O programa inclui degustações, encontros de chefs de todo o mundo e mais de 20 palestras sobre a cadeia produtiva do leite ao queijo.

Saiba mais em:  http://cheese.slowfood.com/en/

 

Fonte: revista Gosto.

Confira como foi o Prêmio Nacional Dólmã

Em Recife, no dia 29 de maio, o Prêmio Nacional Dolmã de gastronomia reuniu em sua primeira edição 64 chefs de cozinha, indicados de 18 estados e no Distrito Federal nas categorias Nacional e Estadual. Criado em junho de 2013, o projeto do Prêmio Nacional Dólmã foi desenvolvido no meio digital, no Facebook. “Desde as primeiras postagens, a iniciativa inédita ganhou um corpo gigante na internet, mobilizando o Brasil em menos de um ano”, informou o idealizador e organizador do prêmio, Geraldo Guerra Júnior.

Em Boa Viagem, na Arcádia, a cerimônia foi elegante e divertida e compriu seu objetivo de reconhecer a capacidade profissional dos chefs de cozinha, que contribuem para o aquecimento da economia brasileira. O chef César Santos, contemplado como o melhor do Brasil se mostrou empolgado com o prêmio. “Parabenizo a todos as pessoas que criam projetos para reconhecer o nosso trabalho e aos chefs vencedores. Estou muito feliz”, declarou.

Já na categoria Estado, foram indicados três chefs de cozinha em cada estado participante, no qual saiu apenas um vencedor. Da Paraíba, o campeão foi Adeilton Meira, que disputou o título de “Melhor Chef” com Fátima Lima e Fernando Franco.

No evento, Fernando Franco foi representado pela assessora de imprensa da casa, Sandra Vasconcelos, mas enviou o seu recado aos organizadores. “Qualquer iniciativa que reconheça o papel do chef de cozinha, que tanto contribui para a cultura como para a economia do nosso país, merece aplausos. Estou lisongeado por fazer parte como indicado nesta primeira edição e parabenizo a ação do grupo Conforto Gastronômico e Geraldo Guerra Júnior por idealizar este prêmio”, disse.

O chef Adeilton dedicou o prêmio à Paraíba e ao carinho de todos que votaram nele, tanto nas redes sociais como também aos jurados. Atualmente presta consultoria, mas revelou que deve abrir, já no início do segundo semestre, seu mais novo restaurante no Bessa, em João Pessoa.

Chef Cesar Santos, de Pernambuco, eleito o melhor do Brasil.
Chef Cesar Santos, de Pernambuco, eleito o melhor do Brasil.
Adeilton
Adeilton Meira, premiado como Melhor Chef da Paraíba.

 

Chefs premiados na primeira edição do Prêmio Nacional Dolmã.
Chefs premiados na primeira edição do Prêmio Nacional Dolmã.

Todos os chefs vencedores levaram para casa uma estatueta de bronze, assinada pelo artista plástico mineiro Léo Santana, confeccionada especialmente para a premiação. Entre as atrações da noite, o destaque foi a apresentação do trombonista Raul de Souza, considerado o número 1 do trombone pela crítica internacional, acompanhado de algumas integrantes da Orquestra Criança Cidadã. A cerimônia do Prêmio Nacional Dólmã é anual e itinerante, ou seja, será realizada a cada ano em um estado brasileiro. A próxima cidade a sediar a premiação é Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 2015.            

 

Lista dos chefs vencedores: CATEGORIA NACIONAL César Santos   CATEGORIA ESTADO Alagoas – Lucas Padilha Amazonas – Paulo Fortunato Ceará – Bernard Twardy Goiás – Marcia Pinchemel Mato Grosso – Ariani Malouf Minas Gerais – Paula Cardoso Paraná – Alessandro Dirienzo Rio de Janeiro – Ana Ribeiro Rio Grande do Sul – Xavier Gamez São Paulo – Cássio Prados Amapá – Dom Garcia Bahia – Tereza Paim Distrito Federal – Sandra Degraf Maranhão – Nicolas Navez Mato Grosso do Sul – Magda Moraes Paraíba – Adeiton Meira Pernambuco – Leandro Ricardo Rio Grande do Norte – Daniel Simplicio Santa Catarina – Helton Costa

Em João Pessoa tem Inova Gastronomia Paraibana

Mar da Paraíba:  Pescada com crosta de castanha sobre disco de inhame em redução de cajá com sementes de urucum
Um dos pratos da edição I do Inova foi o Mar da Paraíba:
Pescada com crosta de castanha sobre disco de inhame em redução de cajá com sementes de urucum. Foto: divulgação

 

A segunda edição do Inova Gastronomia Paraibana, evento organizado pelo SENAC-PB, será realizado este ano de 22 a 25 de outubro no SESC Cabo Branco.

Entre os objetivos, a valorização da cultura local com destaque para iguarias da terra. Há, entre os 25 chefes convidados, oito paraibanos. Durante o fórum, todos devem abordar assuntos ligados à gastronomia, nutrição e tecnologia.

De acordo com a programação, a primeira palestra será com o chef que mais valorizou e requalificou os ingredientes brasileiros a partir dos anos 80 — o francês Laurent Suaudeau.

A gastronomia brasileira evoluiu desde a chegada do chef Suaudeau no Rio de Janeiro, em 1979 (e Quentin  Geenen de Saint Maur, em São Paulo). Seu domínio da técnica agregada à sua curiosidade em descobrir ingredientes nacionais transformou o conceito de alta gastronomia, com amarras em produtos clássicos e importados.

Por isso estamos felizes com a vinda dele ao Estado. Os produtos paraibanos também serão conhecidos por ele e pelos outros chefs em visita ao Mercado Central de João Pessoa. A ideia do passeio é mostrar a riqueza dos produtos paraibanos, para que conheçam novos sabores e usem em suas receitas.

Entre oficinas, aulas show e casos de sucesso, a programação indica quatro eventos sociais (Bem Receber Paraibano, Jantar a 8 Mãos, Petiscos e Cachaças e Noite dos Caldinhos e Cachaças). Durante o evento haverá também exposição de produtos locais para aproximar produtores rurais e empresários do ramo de alimentação.

Saiba mais sobre a programação e inscrições para particiar na página oficial do evento: www.inovagastronomia.com.br

Chef Laurent-Suaudeau faz a primeira palestra do evento
Chef Laurent-Suaudeau faz a primeira palestra do evento.

Foto: divulgação blogN10

Amor e cumplicidade em noivado no Divina Itália

Outro evento que encheu o salão Divina Itália de romance, afeto e felicidade foi o noivado de Jailine e Ênio no dia 20 de março, em uma noite de quarta-feira. O  jantar com Antipasti do Divina, salada e dois pratos selecionados pelo casal foram oferecidos para 45 convidados.

Abaixo, confira o depoimento da noiva que nos deixou emocionados!
Para ver as fotos ampliadas, basta clicar em cada uma. Fotos: Marvimm

Eu e Ênio nos conhecemos em 2006, quando começávamos a cursar Relações Internacionais na UEPB. Com pouco tempo, o que era amizade se transformou em um namoro que nos fez conhecer o amor e cumplicidade que nos une até hoje.

Tanto eu como ele fazíamos outros cursos (ele estudava Direito, e eu, Letras), o que nos rendia uma rotina corrida que nos seguiu mesmo após nossa formatura em 2010, durante nossos cursos de mestrado finalizados no ano passado, e que nos segue até hoje. Atualmente, sou professora universitária e Ênio é advogado.

Após nosso aniversário de 6 anos de namoro (em novembro de 2012), quando fui presenteada com uma meia-aliança, começamos a pensar em darmos mais um passo em nosso relacionamento e oficializarmos nosso desejo de continuar construindo uma vida a dois, fazendo de nossos caminhos um só. Depois das festas de final de ano, começamos de fato a refletir sobre a possibilidade de fazermos algo especial para celebrar o momento em que compartilharíamos com familiares e amigos esta decisão.

Demos início, então, à procura de um lugar que pudesse não apenas nos receber, mas onde pudéssemos nos sentir à vontade, um lugar bonito, acolhedor e descontraído, e logo veio à nossa mente o Divina Itália, um restaurante que já fazia parte da nossa história, onde comemoramos vários aniversários, dias dos namorados, e que, além de super aconchegante, oferece um serviço de qualidade e atendimento diferenciados.

Foi quando conversamos com Franco, que nos recebeu como amigos, e acertamos tudo.

O cardápio  foi um ponto que já tínhamos meio que definido, pois, embora já tenhamos experimentado vários dos deliciosos pratos que compõem o cardápio do Divina, sem dúvida, o “Cinema Paradiso” é o meu preferido, enquanto que o “Vivaldi” é o de Ênio.  No dia, fizemos uma brincadeira com os pratos, denominando-os de “prato da noiva” e “prato do noivo” e tudo estava impecável. A entrada foi uma salada de folhas verdes e ainda o Antipasti do Divina.

Posso dizer que a escolha foi acertada.
Franco e a família “Divina Itália” fizeram com que nos sentíssemos em casa, foi tudo perfeito!

Não posso esquecer, ainda, de mencionar minha satisfação com o trabalho do fotógrafo Marvimm, registrando divinamente cada momento, bem como a participação de Rodrigo, que encheu o lugar de música – indicações de Franco que fizeram deste dia ainda mais especial! Entregamos nas mãos dele, que cuidou de tudo, e foi impecável… só tivemos que nos preocupar em curtir o momento!

Só tenho, portanto, a agradecer a Franco e toda família “Divina”, e parabenizá-los pela excelência de seu trabalho e carinho com que nos receberam e recebem a todos que tem o prazer de visitar o restaurante.

————–

Jailine e Ênio, é uma honra pra nós fazermos parte deste grande momento de suas vidas. O noivado de vocês encheu o nosso coração e a nossa casa de alegria. Agradecemos a oportunidade e torcendo para um futuro brilhante e feliz. Obrigado!
Família Divina

Casamento inspirador no Divina Itália

Um evento em que a paixão, a simpatia e nobreza nos gestos contagiou o salão do Divina Itália. Assim descrevemos o casamento dos jovens Mayalla e Frans que esteve totalmente alinhado à nova tendência dos casamentos contemporâneos onde “menos é mais”. Ela, paraibana de Patos, é professora de inglês. Ele, holandês de Rotterdam, é formado em administração com foco em sustentabilidade. O casal celebrou a união no dia 14 de março aqui no restaurante em um evento que reuniu 50 pessoas.

O casal brinca com dois ícones das culturas do Brasil e da Holanda.
O casal trocou alianças e também os ícones relacionados aos países Brasil e Holanda.

Juntos há mais de 3 anos, conheceram-se na Europa, dentro de um museu. Quando decidiram se casar e morar no Brasil escolheram o Divina Itália para garantir uma cerimônia íntima e romântica. “Guardo lembranças de momentos especiais que aconteceram aqui em nossas últimas férias, antes de voltar definitivamente ao Brasil”, disse Mayalla. “Eu gosto muito deste restaurante porque é acolhedor e informal, no entanto, muito profissional”, comentou Frans. “Aqui a gente se sente em casa, o atendimento é ótimo e Franco e Djanira são muito queridos”, endossou Cida, cerimonialista do casamento da filha.

A elegante simplicidade na produção conferiu originalidade ao evento. Para Cida, a tendência low profile preza a naturalidade: “o diferencial nas produções neste estilo é que preservam as características do casal e também a sua história.  Ganham mais brilho e vida porque há o toque pessoal dado pelos noivos”.

Um casamento como este requer dedicação e bom gosto. Por isso, os detalhes artesanais — da decoração às lembrancinhas (vasinhos com suculentas e tamancos), doces e até mesmo o Menu Confiance*, desenvolvido pelo chef exclusivamente para o evento, foram pensados para se alinharem ao perfil do casal. “É um estilo que combina com pessoas versáteis, arrojadas e antenadas”, ressalta Franco, do Divina Itália.

Na Holanda, a cor laranja está associada à realeza. Foi este tom que deu o toque nos doces, no buquê, no laço do bolo. As ideias de Cida e dos noivos contagiaram os convidados que usaram acessórios na cor e também o chef Franco, que entre os pratos do menu confiance criou até uma massa com molho “alaranjado”, só para manter a proposta da festa.

O vestido de noiva é do acervo da família e tem 36 anos. “A renda francesa foi escolhida pela minha avó, já falecida. Usar este vestido é preservar a sua memória, principalmente neste dia tão especial”, disse Mayalla. Durante o evento, um pastor abençoou a união. Em seguida, os noivos priorizaram o romance e foram para a rua fazer fotos em uma caminhada pelo entorno do restaurante que ainda mantém peculiaridades de quando Tambaú era apenas e tão somente uma vila de pescadores.

No salão, o discurso do pai do noivo fez todos se emocionarem ao contar a história de uma princesa brasileira, Mayalla, que encontra seu príncipe holandês, Frans, do outro lado do oceano. Outro momento emocionante foi a visita-surpresa de um amigo holandês que conheceu Mayalla no Brasil. Ele que a incentivou a estudar Direito Internacional em Rotterdam, onde conheceu Frans.

No mais, o gentil casal convidou toda a equipe do Divina para o salão. Solicitaram aplausos dos convidados em agradecimento ao serviço oferecido. Um gesto nobre deste elegante e sensível casal. Mayalla e Frans, que vocês sejam felizes para sempre.

Agradecemos, de coração, pela oportunidade de participar deste momento!
Obs: Durante a cerimônia, Franco e Djanira tornaram-se padrinhos!

————————

Fotografias: Marvimm

———————–

*Menu Confiance
Salada de folhas verdes e camarão, cuscuz marroquino com carne seca ao perfume de maracujá (fruit de la passion), massa recheada com molho tipo ferrugem (puxado ao tom de cenoura), escalope ao molho de queijo com risoto de funghi.

 

—————————

Veja outros casamentos realizados no Divina clicando aqui, aqui e aqui

Noite de amor: jantar de casamento no Divina

Nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, Luana e Tiago se casaram. O jantar de comemoração foi aqui no Divina Itália. As imagens são do fotógrafo Marvimm (clique nas fotos para ampliar)

De malas prontas para iniciarem o doutorado em Portugal, Luana e Tiago decidiram se casar no civil antes de viajar. O evento religioso será realizado quando voltarem e já tem até data marcada: 6 de setembro de 2014. “É o mês em que estaremos juntos há 5 anos”, revela Luana.

O plano de viver uma temporada fora do país é antigo. Desde que se conheceram na graduação — na Universidade Federal da Paraíba – UFPB –, o casal tem investido pesado nos estudos para conquistar esta oportunidade. E a Universidade de Lisboa foi escolhida por oferecer o melhor doutorado em Psicologia. “Atualmente, é um centro de excelência na Europa”, reforça Luana.

O salão foi fechado para proporcionar atendimento exclusivo aos 20 convidados. Como entrada foi servido o Antipasti do Divina e, entre os pratos principais, o casal optou pelo La Nave Va (Lasagna de Camarão), o preferido deles. Todos puderam escolher entre a lasanha, o La Gioconda (massa em forma de meia lua recheada com quatro queijos) e o Morricone (Filet mignon ao molho de mostarda Dijon).

Além de curtirem o cardápio, “amamos todas as sobremesas”, o jovem casal destacou a escolha do Divina em função do atendimento. “Decidimos trazer nossa família para jantar aqui porque é um restaurante muito acolhedor, com um atendimento diferenciado. É caloroso, informal, mas ao mesmo tempo muito profissional”, disse Tiago. “Além disso, a gente já passou momentos inesquecíveis aqui”, completou Luana.

O casal pretende aproveitar esta nova fase associando os estudos ao contato com novas culturas e pretendem viajar para outros países. “Será como uma lua de mel de um ano na Europa”, suspirou Luana.
________________________________

A família Divina Itália agradece a confiança e a oportunidade de participar de um momento tão importante. Foi emocionante servir o primeiro jantar aos recém-casados. Desejamos muita felicidade e prosperidade ao casal.

———————–
Cabelo e a maquiagem impecável da noiva: Jamyle Raquel – Academia de Maquiagem.

______________________
Veja outros casamentos realizados no Divina Itália aqui e aqui.

Festival Brasil Sabor faz homenagem à cozinha italiana

“Quem tem boca vai a Roma”. Este é o tema do Brasil Sabor em 2012. O festival acontece de 3 de maio a 3 de junho em João Pessoa e Campina Grande.

A referência à culinária italiana corrobora com o período de intercâmbio entre Brasil e Itália durante o Ano da Itália no Brasil que vem apresentando vários eventos no país desde outubro de 2011 com encerramento em junho de 2012.

O festival Brasil Sabor é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel.
O lançamento do evento é no dia 3 de maio, em João Pessoa na Estação Ciência.
Em Campina Grande será no dia 8 de maio no Garden Hotel.

salada folhas e parmesao

Clientes gourmet realizam noivado no Divina Itália

Uma festa de noivado foi celebrada aqui no restaurante. Na noite de 28 de julho, Jackson e Bianca ficaram noivos e compartilharam este grande momento salão do Divina Itália.

O casal já costuma frequentar a casa em datas importantes. “Nós comemoramos alguns aniversários de namoro e o Dia dos Namorados aqui. Por isso, decidimos que o restaurante seria o melhor lugar para comemorar o noivado”, afirmou Jackson.

Jackson e Bianca ficaram noivos no Divina Itália.

O evento reuniu apenas familiares e teve um menu fechado, com pratos escolhidos pelos anfitriões. Para prestigiar o casal, o chef Fernando Franco preparou Frango à Parmegiana — uma receita que não está no cardápio do Divina. O prato foi sugerido pelo próprio noivo (é o seu preferido em reuniões de família). Jackson também foi surpreendido pelos convidados: ganhou um bolo de aniversário e compartilhou a homenagem com Jefferson, seu irmão gêmeo.

Foi uma noite inesquecível e muito especial. Desejamos felicidades aos noivos!

Os pais de Jackson abençoaram o noivado do filho com Bianca. À esq. do noivo, seu irmão Jonathan com a noiva Danila e à dir. seu irmão Jefferson com a namorada Isabelle.
No dia do noivado, Jackson ganhou de surpresa um bolo de aniversário. E, claro, compartilhou a homenagem com Jefferson, seu irmão gêmeo.
Os pais de Bianca: Joseney e Terçalia.
Bruno também foi prestigiar o noivado da irmã Bianca.
Bianca teve o carinho da sua irmã Bárbara e seu noivo Rafael.
Os avós maternos de Bianca: Lindalva e José
Os avós paternos de Bianca: Jesus e Assis
O chef Franco agradeceu ao casal Jackson & Bianca pelo carinho na escolha do Divina Itália para vivenciar um momento tão importante.

Cardápio escolhido por Jackson & Bianca:
todos os convidados desfrutaram da entrada — Antepasto do Divina. Entre os pratos principais, puderam escolher carnes (mignon ao molho de funghi ou de queijo) e frutos do mar (camarão na manteiga ao limão ou refogado no vinho com molho de tomate). Entre as massas artesanais produzidas na casa, os noivos montaram o cardápio com três opções de lasanha.
Como sobremesa: Torta da Djanira.

Veja também os casamentos de Kaily e Filipe e de Dalva e Junior realizados no restaurante Divina Itália.

Evento destaca ingredientes brasileiros

O maior congresso dedicado à cozinha brasileira, o Paladar – Cozinha do Brasil, já tem data marcada: 28 a 31 de julho, no hotel Grand Hyatt São Paulo. O  evento reúne veteranos e novatos, mestre-cucas, fornecedores e degustadores.

Além de discutir técnicas de cozinha, o congresso trata-se, sobretudo, de um evento cultural com ampla cobertura de ingredientes dos vários biomas do Brasil. Na programação há salas para iniciantes, profissionais e abertas a todos os públicos.

Ingredientes brasileiros pouco conhecidos são destaque do Paladar - Cozinha do Brasil

Caso vá ao evento, não perca:

DESCOBRIMENTOS BRASILEIROS: cereja atlântica e vieira carioca
A aula do desbravador Paulo Lima e da chef Ana Luiza Trajano ilustrará uma pesquisa inédita. A entrada será de vieiras nativas do Rio de Janeiro; o prato principal será o arroz vermelho, da Paraíba, acompanhado por um peixe consumido no mesmo Estado; para encerrar, uma sobremesa com cereja atlântica, de São Paulo.

 

Festival Gastronômico Abrasel na Paraíba

O Divina Itália compareceu na abertura do Festival Brasil Sabor 2011 no último dia 28 em João Pessoa.
Na Paraíba, 55 estabelecimentos participam do festival que acontece de 28 de abril a 29 de maio também em Campina Grande, Galante, Lagoa Seca e Cabedelo.

Promovido pela Associação de Bares e Restaurantes – Abrasel, o objetivo é fomentar a cultura através da gastronomia local. Os restaurantes desenvolvem pratos especialmente para a ocasião com preços promocionais e as receitas devem ressaltar ingredientes regionais.

No evento foi lançado o livro “O Segredo dos Chefs” com todas as receitas do festival paraibano, além das três receitas vencedoras do concurso nacional.

Clique nas fotos para ampliar.