Saiba mais sobre massas recheadas

Cada massa tem uma característica, mas a maioria surge da mesma base: a massa plana. É a partir da massa fresca que podemos produzimos uma grande variedade de massas recheadas.

Das lasanhas aos raviólis feitos artesanalmente aqui no Divina Itália, é possível desenvolver vários formas já criadas pela culinária italiana e ainda lançar mãos de recheios múltiplos e molhos variados.

Um bom exemplo da praticidade da massa plana é que a partir dela montamos a lasanha. O recheio é intercalado com as camadas de massa fresquinhas — e, assim, a lasanha é montada quando o cliente faz o pedido.

Maquina caseira faz massas planas para rechear.

As massas recheadas mais populares na cozinha italiana são os ravioli, tortellini, cappelleti, agnolotti e canelloni. Há ainda outras menos conhecidas como a roseta recheada (parece rocambole), os noveli (formato de nuvem) e os caramelli ou pallota (tipo bombom). Estes últimos você encontra com exclusividade aqui no Divina Itália.

É bastante comum as pessoas confundirem tortellini e cappelleti, até porque ambas são típicas da mesma região da Itália (Emília-Romana). A dica é que o tortellini é menor, possui massa mais fina e menos recheio. Reza a lenda que o tortellini nasceu em tempos mitológicos e reproduz o divino umbigo de Vênus. Já os cappelleti têm este nome porque remetem ao desenho de um chapéu (cappello, em italiano). Cappelleti seria o diminutivo de cappello.

Outra curiosidade é que o capelleti, o tortellini e o são usados também em sopas com caldos de carne ou frango. Já provou? Que tal um tortellini em brodo? Ainda não tem no cardápio, mas que tal fazer uma sugestão ao chef?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *