Alguns doces típicos do Carnaval italiano

março 06, 2011 :: Posted by - Sandra Vasconcelos :: Category - cultura

A Itália sempre teve receitas exclusivas para a folia. Já citamos aqui no blog o Fritelle de Carnavali, iguaria mais famosa durante o carnaval de Veneza.

Segundo o escritor alemão Johann Wolfgang Goethe, no livro Viaggio in Italia – 1786/1788 (Biblioteca Universale Rizzoli, Roma, 2003) naquele país havia excessos alimentares durante o Carnaval — só para compensar a “penúria” durante a quaresma. Assim, as famílias nobres até jogavam comida das janelas dos seus palácios para o povo que a disputava embaixo.

Mas o que chama a atenção é que em qualquer região da Itália, as comidas típicas do Carnaval são sempre doces frituras. Confira algumas delas abaixo.

Cicerchiata – É uma especialidade típica do centro da Itália (Abruzzo, Umbria, Marche, Lácio). Em Abruzzo e Marche, é frequentemente associada à celebração do Carnaval. A cicerchiata é feita de massa de farinha, ovos, manteiga ou azeite, açúcar, licor e suco de limão. As bolinhas são fritas em azeite ou banha. Antes de servir, as bolinhas são banhadas em calda feita com mel e água quente.

Cerchiata: depois de fritas, as bolinhas são banhadas com calda quente de mel

Sfrappole – O doce mais popular do Carnaval marca presença por toda a Itália, embora sob diferentes nomes: grostoli, Sfrappole, Frappe, Galani, Cenci ou Chiachiere. A variação na receita de Sfrappole em diferentes regiões é grande e há até versões industrializadas. Nos ingredientes pode haver Marsala ou vinho branco, em algumas receitas pode levar licor de anis.

Sfrappole: popular em várias regiões da Itália.

Castagnole – É típico da culinária da região de Friuli durante o período de Carnaval, mas também encontrados em várias regiões da Itália (com outro nome como Donuts ou Tortelli Milanesi). Os bolinhos são pequenos como as castanhas da europa e são macios por dentro. Veja receita aqui (em italiano, com fotos e vídeo).

 

Castagnole: macios por dentro.

Ravioli dulci di Carnavale – Recheados de geléia e cobertos com açúcar, o ravioli doce são preparados como o clássico ravióli de massa fresca, mas tem uma dupla camada de massa. A diferença é que não são mergulhados na água quente, mas fritos em óleo. O recheio pode variar: chocolate ou Nutella também ficam ótimos. Veja a receita aqui (em italiano, com fotos e vídeo)

Ravioli de Carnavale: recheio de geléia, chocolate ou Nutella.

Tags: , , ,

One Response to “Alguns doces típicos do Carnaval italiano”

  1. Aline Says:

    Olha só….

Leave a Reply