Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil

Vc sabia que dia 21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil? Sim, há apenas 3 anos, o Senado sancionou a lei que deve estimular o calendário de eventos por todo o país — com atividades alusivas ao tema.

“A data é uma homenagem ao imigrante italiano que, vindo de terras distantes, engajou-se nas nossas lutas, fez prosperar cidades, construiu escolas, igrejas, restaurantes, hospitais e cultivou a terra. Em busca de novos horizontes, famílias inteiras trouxeram seus hábitos, seus costumes, sua religiosidade, a sua formação profissional enriqueceram a nossa cultura”, destaca o texto do Italia Oggi.

Segundo o site Brasil na Itália, o Brasil é o maior país com raízes italianas no mundo. São 31 milhões de descendentes de acordo com o Dossiê Estatístico Imigração Caritas/Migrantes. 

Este ano, as comemorações incluíram o lançamento da Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais (Arquivo Virtual dos Imigrantes Italianos), publicada pela Associação Ponte entre Culturas / MG. Detalhe: em Minas Gerais 10% da população é constituída de descententes de italianos.

Cartaz promove a imigração para o Brasil. "Venham construir os seus sonhos com a família. Um país de oportunidade. Clima tropical e abundância. Riquezas minerais. No Brasil vocês poderão ter o seu castelo. O governo dá terras e utensílios a todos." (ItaliaOggi)

2 Replies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *