Sociedade secreta criou o Spaghetti alla Carbonara

Uma das histórias ligadas à unificação italiana – que comemorou 150 anos em 2012 –, é a receita do “Espaguete alla Carbonara” (Espaguete à Cardonara), que teria sido criado por membros da Carbonária.

A Carbonária era uma sociedade secreta e revolucionária que atuou em alguns países da Europa. Fundada na Itália por volta de 1810, participou de revoltas ao longo do século XIX, incluindo a guerra pela unificação italiana.

O nome deriva de carbonaro, carvoeiro em italiano. Seus membros supostamente se encontravam nas cabanas de carvoeiros, daí o nome.

A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e ainda banha, azeite ou manteiga. Há ainda a versão com nata mas não é um ingrediente da receita original.

O toucinho mais utilizado é o denominado guanciale (bochechas de porco), mas é comum substituir por outros toucinhos. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.

Há uma versão de Espaguete alla Carbonara anglo-americana com acréscimo de alho, ervilhas e, eventualmente, cogumelos.

Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozer apenas com o calor da massa.

Spaghetti alla Carbonara: é só pedir que o chef faz (não está no cardápio)
Spaghetti alla Carbonara: é só pedir que o chef faz (não está no cardápio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *