14 de fevereiro: São Valentim – Dia dos Namorados

No dia 14 de Fevereiro, em vários lugares do mundo, incluindo a Itália, casais planejam noites românticas e especiais. É o Valentine’s Day!

Alguém aí sabe por que é justo no Dia de São Valentim?

São três lendas a respeito:

1) Na Roma Antiga, durante 800 anos, houve a Lupercália — um festival em fevereiro que durava cerca de um mês em homenagem a deusa da fertilidade e do casamento.
No início do evento os rapazes escolhiam (por sorteio) suas companhias e ficavam com elas durante toda a celebração. Em 496 d.c. o Papa Gelásio decidiu instituir o dia 14 de fevereiro como o Dia de São Valentim para que festa pagã fosse absorvida pela igreja católica.

2) Valentim era um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. Segundo a lenda, o imperador proibiu os casamentos para garantir a bravura de seus soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos. Dia 14 de fevereiro, por volta de 270 d.c. Valentim teria sido preso e executado.

3) Outra lenda diz que Valentim era um padre católico que foi preso por se recusar a se converter à religião de Claudio II. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro. Antes da sua execução, meados do século III, teria deixado pra ela uma mensagem «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»).

Verona, na Itália: a cidade de Romeu e Julieta comemora San Valentim com uma série de eventos que levam o nome de Verona in Love,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *