Macarrão com feijão é tradicional na Itália

Tem gente que acha que é invenção de brasileiro. Mas o “feijão com macarrão” é uma das receitas mais tradicionais da Itália e tem várias versões.

O consumo do prato é popular em todo o país, mas apesar de ter nascido nas tabernas antigas de Roma, sabe-se que Veneto e Toscana são o duas regiões consideradas hoje o berço do prato de Pasta e Fagioli.

Na região de Veneto era tradição rural para preparar o feijão com pasta no início do outono. Trata-se de uma comida associada aos camponeses porque é nesta época em que o porco é abatido. Ou seja, o bacon e o feijão são os ingredientes que são produzidos ali mesmo… no próprio quintal.

Prepare 1/2 litro caldo de carne ou de legumes e reserve. Pique 1 cebola, 1 cenoura e 1 talo de aipo (salsão) e 1 dente de alho (1) coloque para refogar em 2 colheres de sopa de óleo(2). Acrescente  uma xícara de molho de tomate (3);
Prepare 1/2 litro caldo de carne ou de legumes e reserve. Pique 1 cebola, 1 cenoura e 1 talo de aipo (salsão) e 1 dente de alho (1) coloque para refogar em 2 colheres de sopa de óleo(2). Acrescente uma xícara de molho de tomate (3);

 

deixe ferver  e acrescente  1 concha de caldo de carne ou legumes e deixe reduzir e reserve (4). Pique pedacinhos de bacon e frite em panela antiaderente, em seguida, adicione o feijão cozido e mais duas conchas de caldo e deixe ferver por alguns minutos para que o feijão absorva o caldo (5). Neste ponto, adicionar os grãos com o bacon frito no sofrito (legumes picados e molho de tomates reservados) e cozinhe em conjunto durante alguns minutos (6).
deixe ferver e acrescente 1 concha de caldo de carne ou legumes e deixe reduzir e reserve (4).
Pique pedacinhos de bacon e frite em panela antiaderente, em seguida, adicione o feijão cozido e mais duas conchas de caldo e deixe ferver por alguns minutos para que o feijão absorva o caldo (5). Neste ponto, adicionar os grãos com o bacon frito no sofrito (legumes picados e molho de tomates reservados) e cozinhe em conjunto durante alguns minutos (6).

 

Coloque para ferver o macarrão de sua escolha (pode ser massa curta ou longa) em água salgada (7) depois de cozida, junte com o feijão que você preparou (8). Finalize comum pouco mais de azeite e pimenta preta moída. Sirva quente.
Coloque para ferver o macarrão de sua escolha (pode ser massa curta ou longa) em água salgada (7) depois de cozida, junte com o feijão que você preparou (8). Finalize comum pouco mais de azeite e pimenta preta moída. Sirva quente.

Fonte: http://ricette.giallozafferano.it/

2 Replies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *