Em João Pessoa tem Inova Gastronomia Paraibana

Mar da Paraíba:  Pescada com crosta de castanha sobre disco de inhame em redução de cajá com sementes de urucum
Um dos pratos da edição I do Inova foi o Mar da Paraíba:
Pescada com crosta de castanha sobre disco de inhame em redução de cajá com sementes de urucum. Foto: divulgação

 

A segunda edição do Inova Gastronomia Paraibana, evento organizado pelo SENAC-PB, será realizado este ano de 22 a 25 de outubro no SESC Cabo Branco.

Entre os objetivos, a valorização da cultura local com destaque para iguarias da terra. Há, entre os 25 chefes convidados, oito paraibanos. Durante o fórum, todos devem abordar assuntos ligados à gastronomia, nutrição e tecnologia.

De acordo com a programação, a primeira palestra será com o chef que mais valorizou e requalificou os ingredientes brasileiros a partir dos anos 80 — o francês Laurent Suaudeau.

A gastronomia brasileira evoluiu desde a chegada do chef Suaudeau no Rio de Janeiro, em 1979 (e Quentin  Geenen de Saint Maur, em São Paulo). Seu domínio da técnica agregada à sua curiosidade em descobrir ingredientes nacionais transformou o conceito de alta gastronomia, com amarras em produtos clássicos e importados.

Por isso estamos felizes com a vinda dele ao Estado. Os produtos paraibanos também serão conhecidos por ele e pelos outros chefs em visita ao Mercado Central de João Pessoa. A ideia do passeio é mostrar a riqueza dos produtos paraibanos, para que conheçam novos sabores e usem em suas receitas.

Entre oficinas, aulas show e casos de sucesso, a programação indica quatro eventos sociais (Bem Receber Paraibano, Jantar a 8 Mãos, Petiscos e Cachaças e Noite dos Caldinhos e Cachaças). Durante o evento haverá também exposição de produtos locais para aproximar produtores rurais e empresários do ramo de alimentação.

Saiba mais sobre a programação e inscrições para particiar na página oficial do evento: www.inovagastronomia.com.br

Chef Laurent-Suaudeau faz a primeira palestra do evento
Chef Laurent-Suaudeau faz a primeira palestra do evento.

Foto: divulgação blogN10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *