Comida também é atração no Carnaval de Veneza

Muitos países ao redor do mundo têm Carnaval. No Brasil, as festas mais populares incluem o desfile de escolas de Samba do Rio de Janeiro de São Paulo e os blocos de arrasto nas ruas de Recife e de Olinda. Nos EUA, o mais comentado é o “Mardi Gras” em New Orleans. Na Itália, tem o tradicional Carnaval de Veneza com desfile de mascarados por toda a cidade.

Em vários países,  a terça de Carnaval é conhecida como “Fat Tuesday ‘ ou’ Terça-Feira Gorda. O nome vem da ideia de aproveitar a comida antes da Quaresma.

Na Itália, há uma iguaria que está associada ao Carnaval: o “frittele di Carnavali”. O prato visualmente lembra o nosso “bolinho de chuva”, mas é mais substancioso e pode ser encontrado em qualquer café e confeitaria em Veneza. Abaixo, a receita para você aproveitar o feriado e fazer um lanchinho em casa.

Frittelle por Ettore C - Flickr
Fritelle di Carnavali - ícone do Carnaval em Veneza, na Itália

Ingredientes:

25 gr. de levedura (fermento biológico)
625 gr. farinha de trigo
375 ml. de leite integral
2 ovos
150 g de passas embebidas em rum
50 gr. de pignoli
100 gr. de laranja cristalizada picada
sal
casca de limão ralada
essência de baunilha
125 gr. Açúcar
120 gr. manteiga amolecida

Misture os ovos e o açúcar junto com o fermento dissolvido em um pouco de leite quente e manteiga. Adicione a farinha e o restante do leite até formar uma massa grossa. Acrescente as passas, o pignoli, a laranja cristalizada, uma pitada de sal, a casca de limão e essência de baunilha e amasse bem. Coloque-o em um lugar quente para fermentar.

Quando a massa crescer, amasse novamente e deixe descansar. Quando aumentar de tamanho é hora de fazer bolinhos  para fritar em óleo quente.  Deixe dourar e coloque para escorrer em papel absorvente. Para finalizar, pulverize com açúcar.

2 Replies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *