Dia Mundial do Café

Quem não curte um cafezinho? Aqui no Divina Itália a gente ama, principalmente o forte e marcante café espresso. E hoje, 14 de abril é o Dia Mundial do Café. O grão torrado e moído é usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados e utilizado na gastronomia mundial.

A história do café começa na Etiópia, mas o Egito e a Europa que difundiu a bebida ao mundo. O café veio para As Américas em 1727 e a primeira muda do tipo arábica foi plantada na Guiana Francesa.

Hoje o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietnan e da Colômbia e consumido por nove entre dez brasileiros acima de 15 anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O principal estado produtor do café arábica é Minas Gerais, com 24 milhões de sacas/ano. O Espírito Santo se destaca com a produção de 7,3 milhões de sacas de café conilon.

Café espresso – paixão italiana

Na Itália, o forte e marcante café espresso faz parte da cultura alimentar. O nome “espresso” vem de “espremido” porque o pó é compactado na máquina. A processo foi inventado por Angelo Moriondo. Na máquina, uma forte pressão de água fervente atravessa o café em pó. Outros inventores aperfeiçoaram o sistema mecânico da famosa máquina de café espresso.

 

cafe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *