Grafitti colorindo as comunidades em João Pessoa-PB

Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Também chamado street art ou arte urbana, o grafitti marca presença em museus de arte contemporânea no mundo todo.

E por falar em grafitti, um dos clientes habituais do Divina é o Shiko. Quem conhece o restaurante em Tambaú,  João Pessoa, PB,  já deve ter conferido seus desenhos nas paredes do bairro. Se nunca visitou a cidade, é possível que tenha visto seu traço na capa da Zupi ou quando deu aquela espiada no ensaio sensual que ele ilustrou nas páginas da revista Trip.

Em julho (data a confirmar), Shiko, Gigabrow e outros artistas realizam o III Sound System na comunidade Porto do Capim, na região do Centro Histórico. O mutirão de arte e atitude reúne, além do grafitti, música, sarau, cinema e esporte.

Em maio, na segunda edição do evento, eles usaram as cores do spray e das latas de tinta para colorir a comunidade de São José, no bairro de Manaíra (fotos abaixo).  O diferencial desta última intervenção urbana foi incluir a culinária como parte essencial do movimento com a produção de uma enorme feijoada. Festa completa: comida, diversão e arte.

Os artistas Shiko (à dir) e Múmia (à esq.) no mutirão do grafitti na comunidade São José, em João Pessoa, PB. Foto: Dayse Euzébio
O mutirão do grafitti acontece há três anos em João Pessoa/PB. Foto: Dayse Euzébio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *