A Festa de São João na Itália

A Festa de São João (em italiano San Giovanni in Laterano) é a mais antiga festa realizada em Roma. Ela está ligada ao Cristianismo, mas as origens da manifestação popular são remotas e vem do tempos das festas pagãs em comemoração ao Solstício do Verão*.

A festa (que incluía a fogueira) era um dos rituais da fertilidade, muito importante para aqueles povos, e que não foram apagados na Era Cristã. A Igreja Católica, inteligentemente, ao invés de condenar o ritual, adaptou-o às comemorações do dia de São João, que teria nascido no dia 24 de Junho.

Em Roma, a Piazza San Giovanni é iluminada com tochas e luzes coloridas. A festa tem banquete noturno com pratos trazidos pelas pessoas que comem, bebem e se divertem ao ar livre. Há danças, cantos e música até o amanhecer.

Roma tem uma receita tradicionalmente ligada à festa de São João: caracóis com molho de tomate, anchovas e hortelã. O prato é quase como uma “simpatia”. Quem aprecia a iguaria garante que o prato afasta os infortúnios.

Em Florença, São João é padroeiro da cidade e tem seu nascimento comemorado com procissão e uma grande festa na Piazza Duomo. Na noite de 24 de junho, há fogos de artifício sobre a cidade — acionados a partir da Piazza Michelangelo. Ao longo do rio Arno, as pessoas se reúnem para apreciar os fogos iluminando o céu.

O espetáculo com fogos de artifício, em comemoração ao nascimento de São João em Florença, dura quase uma hora.

* Sobre o Solstício: A igreja católica só comemora dois nascimentos: o de São João e o de Jesus Cristo. E os solstícios só ocorrem duas vezes por ano: em junho (por volta do dia 21) e em dezembro (por volta do dia 21).  O dia e hora exatos variam de um ano para outro.

Quando o solstício ocorre no Verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Quando ocorre no Inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Enquanto no hemisfério Norte começa o Verão, no Hemisfério Sul começa o Inverno.

Foto: stefanofi/flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *