Descubra o divino sabor dos funghi secchi

Na Itália, funghi é simplesmente o plural de cogumelos. Por isso, funghi secchi não é uma espécie de cogumelo. Funghi secchi é a denominação para qualquer cogumelo desidratato ou seco.

Os Funghi Porcini (Boletus Edulis) são uma espécie que só nascem na Europa no Hemisfério Norte (América do Norte e Europa). Como é delicado e perecível, são desitradados para garantir a sua durabilidade. Quando desidratados são chamados de Funghi Porcino Secchi. Na Itália o Porcini é encontrado em 95% do país. No Brasil eles são um dos mais caros ingredientes encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Existem outros tipos de funghi encontrados no Brasil como o japonês Shiitake e Shimeji, além do Funghi Chileno. Este último, muito usado em receitas italianas contemporâneas.

O funghi secchi Chileno ou funghi secchi selvagem são as denominações das diversas espécies de cogumelos comestíveis provenientes do sul do Chile, entre elas a Coprinus, Tremella fuciformes e Enoki.

A diferença entre o italiano e o chileno está na cor e na suavidade do sabor. Os funghi italianos são claros e mais delicados enquanto os chilenos são escuros e têm sabor mais acentuados.

licença creative commons
Funghi Secchi Italiano da espécie Boletus Edulis ou seja, o Porcini

Dica pra quem não conhece: para usar os funghi secchi, lave-os rapidamente sob um jato d´água e deixe-os de molho em água morna por meia hora para hidratar. A água precisa apenas cobrir os cogumelos no recipiente, não muito mais do que isso. Depois de hidratados, esprema para sair o escesso de água e guarde o líquido escuro para usar na receita. No Divina usamos o funghi nos molhos para acompanhar massas e também no risoto.

13 Replies

  • Ótimo o esclarecimento de que “funghi secchi” se refere a “cogumelos secos”, e não a uma espécie de cogumelo. Tenho lido receitas onde dão a entender justamente que “funghi secchi” é um tipo especial de cogumelo, e isso, para ser sincera, me incomoda, sendo descendente de italianos. Acho muito importante esse tipo de informação. Parabéns pelo blog: é bastante informativo.
    Se um dia for a João Pessoa (moro em São Paulo), com certeza irei ao seu retaurante: adoro comida italiana.

  • Oi Léa!
    Que bom que você gostou do nosso blog. Seja no Divina ou aqui, nossa intenção é proporcionar uma experiência agradável aos sentidos. Esperamos que você possa conhecer mesmo o restaurante em breve.
    João Pessoa também é uma cidade muito legal de se visitar. Grande Abraço. Equipe Divina.

  • Olá

    Gostaria de corrigir uma informação. Os cogumelos Porcini, em especial, o Boletus Edulis não nascem apenas na Europa, mas nos estados Unidos, na Africa e, pasmem, também no Brasil! (região sul) Por não termos a tradição de colheita de cogumelos silvestres em nosso pais, a maioria destes cogumelos apodrece por terra.

  • Olá Caren, vc está certíssima! Os Boletus Edulis nascem no Hemistério Norte — Europa e na América do Norte. No entanto, a única fonte que encontramos indica que no Hemisfério Sul a espécie não é autóctone, ou seja, se existe a cultura, ela foi introduzida.
    Abraços e obrigada por participar do blog!

  • Em relação a ocorrencia do Boletus edulis no Brasil, A Sandra respondeu corretamente. Sou biólogo e especialista em cogumelos e, dentro da comunidade cientifica, se sabe que realmente eles só ocorrem no Hemisfério Norte. No Brasil, ela é uma espécie introduzida, provavelmente pela introdução de algumas árvores, como pinheiros e carvalhos trazidos da Europa. Essa espécie (bem como todos os Boletus) crescem obrigatoriamente associados a raízes desses tipos de árvores (ectomicorrízicos).

  • Amigos, parabéns pelo blog e pelo interesse nessas delícias que são os funghi. Acrescento que os porcini se encontram em fodo o Hemisfério Norte. Isso inclui China, Russia, países da antiga cortina de ferro (todos) e Canadá. Buon apetitto a tutti.

  • parabens pelo precioso esclarecimento quanto à denominação funghi secchi referir-se não a uma variedade específica. Ufa!Confiabilidade é imprescindível.

  • Que delícia de texto e debate! Amei! Confiabilidade total para visitar o Divina em João Pessoa brevemente! Visite o A Ninja Tattoo em Recife Sandra. No Google A Ninja tattoo. Eu e meu noivo perguntaremos vc antes de fazer o pedido do meu funghi no Divina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *